Agachamento unilateral com step: Como fazer

Se você quer deixar o bumbum firme, não há atividade melhor do que o agachamento unilateral. Ao contrário do que muitos pensam, os exercícios isolados para os glúteos servem apenas como um complemento, e não tem o poder de ativar essa região como os squats, que podem ser executados de diversas formas. Aqui vamos contar para você mais sobre o agachamento unilateral, como fazer esse tipo de atividade e finalmente conquistar o tão sonhado bumbum durinho.

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Saiba mais sobre o agachamento unilateral

O agachamento unilateral, também chamado de Pistol Squat, é um dos exercícios mais difíceis de serem realizados e que apresenta muito resultado.

O movimento parece simples, com uma perna estendida na frente do corpo e com a outra no chão formado uma pistola (daí surgiu o nome Pistol, criativo não é?), deve se contrair o abdômen e ir agachando, durante o agachamento a perna levantada se mantém estendida e o tronco uma leve inclinada para frente jogando o quadril para trás, o joelho sempre na direção da ponta do pé (para frente).

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Comece o exercício com os dois pés apoiados no step, tronco ereto e abdômen sempre contraído. Alternadamente, coloque uma perna atrás como apoio, flexione os joelhos e faça um agachamento anteroposterior (uma perna na frente da outra). Nesse caso, a perna da frente deverá concentrar a força.agachamento-unilateral-com-step-como-fazer

Os agachamentos podem ser distribuídos em até três treinos durante a semana, desde que haja, no mínimo, 48 horas de descanso entre eles, para que a musculatura se regenere e aconteça um novo estímulo. Podem ser feitas de três a quatro séries de 10 a 15 repetições, mas, o ideal é que seja montada uma planilha de treino por um profissional, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Só pelas exigências do exercício, já dá para ter uma ideia de onde será sua evolução com o agachamento unilateral.
– Aumento de força: agachar até o fim e levantar tudo isso com apenas uma perna;
– Flexibilidade: esse você vai adquirir até conseguir fazer esse movimento, porque para fazer um agachamento completo mantendo uma perna estendida na frente do tronco exige muita flexibilidade;
– Equilíbrio: ao tirar uma perna do chão seu corpo já contrai muitos músculos para não perder o equilíbrio;
– Fazendo o agachamento o aumento de equilíbrio será ainda maior;Desenvolvimento dos músculos do CORE: abdominal, lombar, glúteo e estabilizadores do quadril, ou músculos do core, têm como função manter a região do quadril estabilizada.agachamento-unilateral-com-step-como-fazer

O exercício pode ser combinado com saltos aumentando a potência. Por ser um exercício unilateral ajuda no equilíbrio muscular deixando as pernas com forças parecidas. Para as mulheres o agachamento unilateral é um ótimo exercício para os glúteos, há um forte recrutamento dessa musculatura. Esse tipo de exercício exige muito do atleta, pois força alguns músculos do corpo como bumbum e coxas, por isso é essencial realizar esse exercício observando bem seu corpo, e também é importante realizar pausas para evitar câimbras e para fazer com que os músculos possam descansar e relaxar antes de voltar ao exercício novamente.

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