Como começar com atividade física estando acima do peso

Para quem está acima do peso, o primeiro passo antes de começar a praticar atividades físicas é entender que o emagrecimento deve ser gradual e saudável. Seguir dicas de dietas ou atividade física radical e intenso não é o caminho certo. Outro fato importante é entender que as atividades físicas são para vida toda, e que não devem ser encaradas como algo pontual apenas para emagrecer, mas sim para manter seu peso após a perda, evitando assim desânimos, frustrações e até mesmo depressões por não conseguir manter seu peso. Como começar com atividade física estando acima do peso?

Como começar com atividade física estando acima do peso

Como começar com atividade física estando acima do peso

Entre os principais benefícios que as atividades físicas proporcionam estão queima de gordura, diminuição do peso, prevenção de doenças (como diabetes, hipertensão e colesterol alto), melhora das funções cardíacas e pulmonares, alívio do estresse, conquista do bem-estar e tonificação dos músculos.

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Quando os indivíduos passam a se preocupar por estarem acima do peso,  buscam o emagrecimento através da utilização medicamentosa e/ou através de planos alimentares ou de produtos que causam grande deficiência calórica e nutricional, trazendo perdas hídricas e eletrolíticas, redução de massa magra e nos níveis de força, além de queda de imunidade, irritabilidade, hipoglicemia e diversos outros sintomas.

Com os exercícios regulares você acelera o seu metabolismo e facilita o emagrecimento saudável, além de prevenir doenças e manter uma boa saúde.

Atividades físicas ideais para quem está acima do peso

As atividades físicas mais indicadas são os aeróbicos de média ou longa duração e que envolvem grandes grupos musculares, pois apresentam um gasto calórico significativo. As atividades mais recomendadas são caminhadas, hidroginástica, bicicleta, natação e dança.

Mas se o seu condicionamento não é dos melhores, o ideal seria mesmo começar com caminhadas e hidroginástica fazendo cada uma destas atividades pelo menos 2x por semana somando 4x por semana de atividades físicas.

Os alongamentos também são essenciais para quem está acima do peso. Você deverá fazer uma dieta balanceada regularmente e mudar o treino com as atividades físicas e a dieta a cada 2 meses para dar novos estímulos ao seu corpo, pois este se acostuma a tudo.

Algumas outras atividades físicas mais lentas indicadas para quem está acima do peso e pretende emagrecer são o Pilates e a Yoga. Apesar de serem atividades de impacto zero, essas atividades exigem muito do corpo e proporcionam mais alongamento, condicionamento físico, concentração e respiração correta.

atividade física estando acima do peso

O treinamento físico ocasiona a redução significativa do peso e gordura corporal, elevação ou manutenção da massa corporal magra, redução da pressão arterial, regulação do apetite, melhoria da imagem e expressão corporal e, principalmente, ajuda a prevenir doenças que derivam da obesidade como as cardiovasculares, tromboses, insuficiência cardíaca, diabete, hipertensão e artrite.

Aumentar a massa magra também é muito importante e uma forma de começar com atividade física estando acima do peso, pois isto também acelera o seu metabolismo. Por isso a musculação é indicada e pode ajudar muito a mudar os seus componentes corporais. Depois de 6 meses de caminhadas e hidroginástica você poderá incluir a musculação aos seus treinos (a princípio com treino para iniciantes e depois mudando a intensidade das atividades físicas também a cada 2 meses).

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