Dicas para reduzir o colesterol com atividade física

Reduzir o colesterol é uma luta diária de vários de nós. Colesterol alto tem sido um grande problema não somente para pessoas mais obesas, mas também para as pessoas magras, que acreditam que estar magro é estar saudável e se descuidam com alimentação e atividades físicas.

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Para quem está na luta contra o colesterol alto, saiba que é possível reduzi-lo também através de atividades físicas.

Dicas para reduzir o colesterol 

Realizar atividades físicas altera na produção das enzimas que fazem o controle dos níveis de gordura do sangue, fazendo assim a diminuição do colesterol total.

Caminhadas

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As caminhadas não têm contraindicações. Por se tratar de uma atividade de baixo impacto, as caminhadas podem ser realizadas por pessoas de qualquer idade. Para reduzir o colesterol com as atividades físicas, leva algum tempo, principalmente se antes você costumava ser uma pessoa sedentária e que não fazia nenhum tipo de atividade. É necessário uma grande quantidade de horas de atividades para melhorar o nível de colesterol e triglicerídeos. Realize de 30 a 45 minutos de caminhada diariamente para seu corpo se condicionar aos exercícios e seu organismo começar a trabalhar ativamente, melhorando os níveis de colesterol.

Corridas

Assim como as caminhadas, as corridas também auxiliam para reduzir o colesterol. Para obter melhores resultados, o ideal é realizar de 13 a 14/km de corrida ou de caminhada por semana, o que dá uma média de 4km por dia, considerando que você pratique as caminhadas ou corridas todos os dias, de segunda a sexta-feira. Quanto mais quilômetros você conseguir realizar durante o dia e a semana, maior será a queda do colesterol.

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Natação

Para quem sabe nadar, praticar a natação é muito indicado para nivelar os níveis de colesterol. Atividades realizadas na água também são de baixo impacto, apesar da água exigir movimentos mais pesados e densos. As respostas dos exercícios físicos na baixa do colesterol demoram algum tempo para surtir efeito no organismo, por isso é preciso paciência e se manter focado, não ter pressa nos resultados e não desanimar nos primeiros dias.

Muito mais que um tratamento para reduzir o colesterol, a prática de atividades físicas deve ser encarada como um estilo de vida, uma vez que seu colesterol estiver regulado, o ideal seria manter essas práticas de atividades diárias. Consulte seu médico e analisem juntos qual a melhor atividade física para você. Alguns afirmam que a ginásticas aeróbicas (como caminhadas e natação) são as mais indicadas para quem está com os niveis de HDL baixos, já que são mais eficazes no aumento do HDL; e que as práticas de musculação são melhores para quem está com o LDL alto, já que essa prática auxilia na redução do LDL. Porém, seu médico precisa avaliar seu estado de saúde e saber como está seus níveis de colesterol para indicar quais atividades físicas são mais indicadas para você.

Para manter sua vida saudável, o ideal é aliar atividades físicas com uma alimentação balanceada. Indicamos também que você consulte um médico com certa frequência e realize alguns exames para acompanhar o andamento do seu colesterol, saber como andam os níveis e tentar evitar remédios para reduzir o colesterol. Sabendo que atividades físicas e uma alimentação balanceada ajudam sim a reduzir os níveis de colesterol e manter sua saúde em dia, melhor evitar os remédios e ter uma vida mais saudável de forma natural.

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